Um longo caminho para a liberdade
Um destes dias estive a falar sobre liderança e então ontem, resolvi revisitar um dos livros que mais gostei (título do shot) de uma das almas que mais admiro - Nélson Mandela.
Aprendi, também com ele, que um líder antes de tudo, deve ser líder de si mesmo e que é precisamente essa a única forma de liderar verdadeiramente, através do nosso exemplo.
Por outras palavras e citando Gandhi "Sê a mudança que queres ver no mundo" ou citando-me para uma abordagem mais humana próxima e objetiva como é habitual "Sê a mudança que queres ver nos outros".
Então, voltando ao tema principal, partilho contigo algumas das notas que tirei do livro:
. Não te foques no problema, foca-te na solução;
. Ouve com atenção, sinceridade e sem julgar, isso fará com que o teu interlocutor se sinta maior e melhor;
. Usa os nomes das pessoas quando falas com elas;
. Não confundas ocupado com produtivo, nem movimento com progresso;
. Relaciona-te com pessoas que te fazem querer ser melhor;
. Faz pausas frequentes para regenerar a tua energia, criatividade e poderes espirituais;
. É no mais pequeno detalhe que o mestre deixa a sua marca;
. Aproveita o entusiasmo e lembra-te que a energia positiva move montanhas;
. Aceita a derrota com honra, celebra a vitória com respeito.
Simples e ao alcance de todos nós. De que estamos à espera? :))
Comentários
Enviar um comentário