O maior segredo para o êxito
Antes de começar a partilhar contigo qual é para mim o maior segredo para o êxito, quero diferenciar êxito de sucesso: o sucesso define-se pelo reconhecimento externo e êxito pela realização pessoal.
Numa representação simples, se ganhares uma corrida mas ficares abaixo do teu recorde pessoal, tiveste máximo sucesso mas não tiveste o máximo êxito.
Claro que nas pequenas coisas, nas pequenas escolhas esta diferença fica mais sublime, mas já deve ter dado para perceber que para mim o sucesso é competição com os outros, êxito a competição com nós próprios.
Martin Seligman é psicólogo e estudava a depressão e a resiliência, quando ao realizar um estudo sobre estes fatores, começou a perceber o fator determinante para o êxito: lidar bem com dificuldades.
Ao analisar os resultados do estudo, percebeu que alcançavam o êxito aqueles que encaravam os erros, as dificuldades e as frustrações de forma construtiva e positivamente criavam novas soluções, aprendendo e melhorando continuamente.
Já os que baixavam os braços e reclamavam da vida face às dificuldades, nunca o conseguiriam alcançar e mais, viviam vidas mais cinzentas, desprovidas de paixão e entusiasmo.
Foi a partir daqui que Seligman se tornou o Pai da "Psicologia Positiva".
Também Carol Dweck através do seu estudo a atitude mental de crescimento vs atitude mental fixa, verificou que as pessoas mais bem sucedidas e com maior sentimento de realização sabem que os desafios e as frustrações são parte da vida e vitais para o aprimoramento.
A partir daqui é possível concluir então que é importante batalhar para conquistar com significado, o que é fácil não tem grande valor.
Pode até iludir-nos durante algum tempo com sentimento de realização, mas mais tarde ou mais cedo, acredito que no nosso íntimo começamos a perceber que algo nos falta continuamente, muitas vezes sem saber bem o quê!
Não me entendas mal, não precisamos ser duros com nós próprios, nem agressivos, apenas não devemos aceitar menos de nós do que aquilo que sabemos ser o nosso melhor.
Satisfazer todas as nossas necessidades é importante. Satisfazer todos os nossos desejos é desastroso.
Sem frustração não treinamos a resiliência. Sem resiliência não aprendemos o valor do empenho. Sem empenho não conquistamos o que estamos destinados a conquistar. Sem conquistar aquilo para o qual estamos destinados a conquistar, não somos verdadeiramente felizes.
O conforto emocional consegue-se numa semana, mas a tua alma fica incompleta para sempre.
Vamos começar já hoje, esta semana, a reclamar para nós as verdadeiras dádivas que merecemos, e que à semelhança de muitas outras coisas, as maiores vivem dentro de nós!
Comentários
Enviar um comentário