A magia do Propósito nas organizações


Todas as organizações refletem a sua liderança e encontrar ou definir o propósito é o grande valor acrescentado de um líder. 
Nem sempre o líder de uma organização é o líder formal - o diretor ou o CEO - muitas das vezes essa liderança deve ser assumida pelos líderes informais, por norma, os que são reconhecidos como líderes pelos elementos da organização.

As organizações são definidas através de dois grandes ativos: as pessoas e os processos, mas aqui vou focar-me apenas nas pessoas. 
Compete então ao líder formal ou informal, ter a capacidade de definir um propósito que se traduz num sentimento de que todas as pessoas estão a contribuir para uma causa ou missão missão maior que elas próprias, que são uma parte importante num todo, e que o seu contributo fará com que o todo seja maior e melhor. 

É este sentimento que no dia-a-dia faz com que tenhamos vontade de nos levantar da cama para contribuir e dar o nosso melhor, mais do que apenas o salário, que admitindo ser muito importante, não traz a longo prazo a recompensa emocional, intelectual nem espiritual que nos faz acreditar, perseverar e superar.


Então, para que seja possível criar uma cultura organizacional em que todos se sentem úteis e importantes, é necessário:

1. uma visão clara do que somos enquanto organização e do que queremos alcançar;

2. uma cultura organizacional que premeia e estimula a experimentação e a busca contínua de novas formas de melhor entregar o que fazemos, que apoia e ensina nos erros e elogia nas vitórias e nas conquistas;

3. uma liderança no dia-a-dia que assegura a segurança necessária para garantir a liberdade individual, que acolhe e respeita as pessoas como seres holísticos e promove o bem-estar individual.


Este propósito, quando se torna coletivo, é ainda mais mágico. Na falta de mais líderes formais cujo foco seja o propósito, que sejam então os líderes informais a assumir esse caminho, para que as caminhadas e as conquistas sejam maiores que apenas as vitórias.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noite de S. João

A sensibilidade é um super poder

Afinal o Principezinho está certo: "É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."