Coincidência, se é que isso existe!!!



Na semana passada, a palavra de ordem da minha semana foi "compaixão".

Durante a semana, vários temas de conversa acabaram por desaguar na compaixão e fui clarificando que é um sentimento que implica a compreensão do sofrimento do outro, a natureza da sua dor.
Ter compaixão é permanecer num estado emotivo positivo, enquanto se tenta compreender o outro, sem invadir, no entanto, o seu espaço.
A compaixão tem como objetivo eliminar a dor do outro, mesmo que por vezes tenha de ser aplicada alguma firmeza que num primeiro momento possa custar a aceitar, no entanto, a prazo acaba por produzir o seu efeito. 
Ou seja, tem uma elevação de alma, o mais importante é o caminho que faz, não apenas o momento no caminho.

Este domingo, fui convidado para ir à missa e fui. (Confesso que a única parte que gosto da missa é a homilia.)
O tema da homilia foi a misericórdia, que segundo o padre é a compaixão com amor!

Ora, claro que achei curioso, claro que fui saber mais sobre "misericórdia".

A palavra misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). 
Ter compaixão do coração significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar os seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.

De alguma forma algo superior a mim está a querer chamar-me à atenção para a empatia com o próximo, ser solidário e estar atento ao próximo! 

E tu? Estás atento ao que o "universo" te está a dizer? 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Noite de S. João

A sensibilidade é um super poder

Afinal o Principezinho está certo: "É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."