Coincidência, se é que isso existe!!!
Na semana passada, a palavra de ordem da minha semana foi "compaixão".
Durante a semana, vários temas de conversa acabaram por desaguar na compaixão e fui clarificando que é um sentimento que implica a compreensão do sofrimento do outro, a natureza da sua dor.
Ter compaixão é permanecer num estado emotivo positivo, enquanto se tenta compreender o outro, sem invadir, no entanto, o seu espaço.
A compaixão tem como objetivo eliminar a dor do outro, mesmo que por vezes tenha de ser aplicada alguma firmeza que num primeiro momento possa custar a aceitar, no entanto, a prazo acaba por produzir o seu efeito.
Ou seja, tem uma elevação de alma, o mais importante é o caminho que faz, não apenas o momento no caminho.
Este domingo, fui convidado para ir à missa e fui. (Confesso que a única parte que gosto da missa é a homilia.)
O tema da homilia foi a misericórdia, que segundo o padre é a compaixão com amor!
Ora, claro que achei curioso, claro que fui saber mais sobre "misericórdia".
A palavra misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração).
Ter compaixão do coração significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar os seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.
De alguma forma algo superior a mim está a querer chamar-me à atenção para a empatia com o próximo, ser solidário e estar atento ao próximo!
E tu? Estás atento ao que o "universo" te está a dizer?
Comentários
Enviar um comentário