Dezembro.. mês de balanços!
Este mês é a melhor altura do ano para fazer uma análise ao nosso ponto de situação atual, nas várias áreas da nossa vida.
Dentro em breve, começo a escrever-te no sentido de começar a planear e a colocar as intenções para o próximo ano.
Mas por enquanto, vamos começar a fazer um balanço deste ano, do quanto aprendeste, do quanto cresceste, do quanto amaste, do quanto viveste!
Espero que neste momento já estejam a vir à tua cabeça momentos, experiências, vivências e pessoas!
Mas vamos então focar essa análise, como tal, por hoje, sugiro que faças um balanço do que defini como as áreas da vida: (podes pontuar cada uma delas de 1 a 10)
. crescimento: o quanto te desafiaste para sair da tua zona de conforto e escolheste a zona de crescimento, o quanto te as tuas vontades prevaleceram face aos desejos, e o quanto te guiaste por valores face a sonhos;
. propósito e sentido: pensa nos teus níveis de energia diários, o nível de entusiasmo médio com que viveste este ano, o quanto te sentiste grato, abençoado e livre;
. alegria de viver: aqui podes avaliar o número de pessoas que conheceste que te acrescentam, as experiências e as vivências que te fizeram sorrir por dentro;
. contribuição: o quanto devolveste mais do que foste grato, a tua disponibilidade para apoiar e ajudar os outros, quanto conhecimento, experiência, carinho e cuidado partilhaste este ano;
. saúde e bem-estar: aqui analisa esencialmente os teus níveis de saúde, forma física, atitude mental positiva e força interior para encarar os teus desafios e muito importante, a qualidade do teu descanso;
. performance ou desempenho: como estás em termos de hábitos e rotinas, foco e produtividade, atenção e atitude mental, e se quiseres aprendizagem contínua;
. relações e conexões: como te consideras no que diz respeito às pessoas que fazem parte da tua vida, sejam eles colegas de trabalho, as tuas amizades, os teus ou os teus relacionamentos amorosos e familiares.
Muito rapidamente poderás pontuar cada uma das áreas da vida de 1 a 10 e perceber individualmente no que te tens focado durante este ano.
Podes também fazer a média e fazer um balanço geral. (caso não saibas, soma os valores e divide por 7 :) KKKKKKK
Se achares que há alguma área dominante na tua vida que eu não considerei, adiciona, avalia e por favor, partilha comigo para me ajudares a pensar!
Comentários
Enviar um comentário